Renato Russo - Saudades eternas

Comentarios

Muitos amigos me chamam de careta pelo simples fato d'eu ouvir todos os dias a Legião Urbana, banda de rock composta por Marcelo Bonfá, Dado Villa-lobos e Renato Russo -o qual irei falar nesse artigo. O fato é que, por ser da década de 80, as pessoas acham que as músicas da banda já deram o que tinha que dá, o que eu acho, particularmente, um absurdo. Mas o que fez a banda ser tão especial pra mim?  Resposta fácil: Renato Russo!

Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo (nome artístico) foi um cantor e compositor muito conhecido por ter feito parte da banda Legião Urbana. O primeiro disco da Legião que eu escutei foi o Acústico MTV show que foi gravado em 1992 e lançado em 1998. Viciei no DVD, principalmente nas músicas Pais e filhos, Índios, Faroeste Caboclo, Eu sei e Teatro dos Vampiros. Ouvia todos os dias o mesmo disco até que, dei um tempo. Voltei a ouvi-lo novamente em 2012 mais ou menos, mas dessa vez, fui mais afundo e descobri os outros álbuns da banda e me surpreendi ainda mais com o Renato. As composições são fodas! Ele é foda! Lembro de um show que ouvi em que ele faz uma homenagem a Cazuza com as seguintes palavras:


"Boa Noite Rio de Janeiro, eu quero falar algumas coisa aqui, eu vou falar de mim.
Eu tenho mais ou menos 30 anos, eu sou do signo de aries, eu nasci no Rio de Janeiro, eu gosto de Billie Holiday e dos Rolling Stones. Eu gosto de beber pra caramba de vez em quando, também gosto de milk shake. Eu gosto de meninas, mas eu também gosto de meninos, todo mundo diz que eu sou meio louco.
Eu sou um cantor numa banda de rock n’ roll, eu sou letrista e algumas pessoas dizem que eu sou poeta.
Agora eu vou falar dum carinha.
Ele tem 30 anos, ele é do signo de aries, ele nasceu no Rio de Janeiro, ele gosta da Billie Holiday e dos Rolling Stones, ele é meio louco, ele gosta de beber pra caramba, ele é cantor numa banda de rock, ele é letrista e eu digo ele é Poeta.
Renato Russo dedica show do Legião ao Cazuza" show no Rio de Janeiro, em 07 de julho de 1990.

Depois de ouvi-lo, comecei a ouvir Cazuza também, e ele também é foda!

Renato e Cazuza

Renato adorava homenagear as pessoas e com a música Love In the afternoon fez referência a alguns artistas.
"É uma musica que foi escrita por diversas pessoas e, quando Kurt Cobain morreu, a gente pensou assim: poxa, mas se encaixa direitinho. Na verdade está música foi feita para todas as pessoas que vão embora cedo demais" 
É praticamente impossível não se emocionar com a música. Tendo ou não entes que já se foram, você acabar por imaginar a partida dos mais queridos. Logo de cara a música cita: "É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quado me lembro de você. Só que você foi embora.. Cedo demais." Mas o renato não é só melancolia. Na música Faroeste Caboclo que tem nada mais nada menos que 9 minutos e 3 segundos e NÃO REPETE NENHUM TRECHO! Vocês têm noção disso?
Acha que é a maior música dele? Ainda não. Metal contra as nuvens tem 11 minutos e 27 segundos. Faz Crítica política quando cita: "Quase acreditei na sua promessa. E o que vejo é fome e destruição. Perdi a minha sela e a minha espada. Perdi o meu castelo e minha princesa." que passa despercebida, talvez pela duração da música. A música Geração Coca-Cola tenta mostrar ao povo -está na nossa cara, mas não enxergamos- a dependência que o nosso país tem em relação aos outros. "Quando nascemos fomos programados a receber o que vocês nos empurraram com os enlatados de USA de 9 às 6. Desde pequeno nós comemos lixos comercial, industrial. Mas agora chegou nossa vez, vamos cuspir de volta o lixo de vocês. Somos os filhos da revolução. Somos Burgueses sem religião. Nós somos o futuro da nação! Geração, Coca-cola." Você deve conhecer a música Hoje a noite não tem luar de Renato Russo, correto? Não. A  música é de uma banda porto-riquenha chamada Menudo, mas, aqui no Brasil boa parte das pessoas acham que a música foi composta por Renato. E convenhamos, ficou muito melhor na voz do Renato. 
Eduardo e Mônica, quem não conhece!? Qual casal apaixonado não usou a frase "E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa, que nem feijão com arroz" como legenda de foto no Facebook?
O renato também é História! Na música Índios, ele faz referência a colonização dos portugueses aqui no Brasil. "Quem me dera, ao menos uma vez, ter de volta todo o ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha [...] Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente"  [...] Como a mais bela tribo, dos mais belos índios, não ser atacado por ser inocente." O renato também me ensinou que não existe pra sempre com a música Por enquanto "Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber.. que o pra sempre, sempre acaba." 


Pais e filhos é uma das músicas que ele não gostava de cantar por ser melancólica se ouvirmos afundo, mas o público não tava nem ai, a música era linda! "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"

O Renato também fez referências bíblicas em uma de suas músicas.
Vou usar uma fonte externa para falar sobre:
O nome da música é Monte Castelo, e apresenta partes da 1ª carta aos Corinthios no capítulo 13 a partir do versiculo 1. 
A saber, Corintho foi a cidade de maior efervecencia cristã de sua época, porem de forma desordenada, dai as epístolas (ou cartas se preferir) enviadas a igreja que Paulo havia fundado nesta cidade, conterem tantas intruções a respeito de diversos assuntos sobre o novo ensinamento cristão. 
leia a integra do capitulo: 

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 
8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Fonte: Yahoo

As palavras dele ainda fazem sentido atualmente. Quando ele canta Eu sei "Um  dia pretendo tentar descobrir por que é mais forte, quem sabe mentir. Não quero lembrar.. Eu minto também. [...] Feche a porta do seu quarto, por que se toca o telefone pode ser alguém com quem você quer falar, por horas e  horas e horas." Eu ainda me tranco no quarto para conversar ao telefone não no Whatsapp. Ainda hoje, mentirosos são os mais poderosos. Isso é fato.  Na música Vamos fazer um filme  eu me arrepio (não sei porque) com a parte em que ele fala: "O sistema é mau, mas minha turma é legal. Viver é foda, morrer é difícil. Te ver é uma necessidade. Vamos fazer um filme. E hoje em dia, como é que se diz Eu te amo?" 
Sua música favorita era a Giz que faz referência a sua infância. "Desenho toda a calçada acaba o giz, tem tijolo de construção. Eu rabisco o sol que a chuva apagou. Quero que saibas que me lembro queria até que pudesses me ver. És parte ainda do que me faz forte e, pra ser honesto, só um pouquinho infeliz."
Se você estiver naqueles dias tristes e quer acabar pior ainda ouça a música Vento no litoral. "A vida continua e se entregar é uma bobagem" 


Ele gravou músicas com Erasmo Carlos (A carta), com Paulo Ricardo (A cruz e a espada), 14 Bis (Mais uma vez), Adriana Calcanhoto (Esquadros), entre outros vários outro artistas.
Foi lançado em 2003 a segunda versão (editada em estúdio) da música Mais uma vez no álbum Renato Russo - Presente.

Em um show, ao fim da música Eduardo e Mônica, ele faz uma pergunta ao público:
- Quem que já sofreu por amor?
A galera euforicamente grita "Eu" e ele responde:
- Eu não acredito nisso. Se o amor é verdadeiro não existe sofrimento. 
Caralho, ele é muito foda.  Mais foda ainda é saber que não poderei mais ouvir canções inéditas dele. Há relatos de músicas que ele só tocava em shows, nunca gravados, infelizmente. Ele faleceu em 11 de outubro de 1996 aos 36 anos de idade, alguns meses depois de meu nascimento, devido à complicações causada pela AIDS (ele era soropositivo, mas nunca admitiu publicamente) Após seu falecimento, Bonfá e Dado oficializaram o fim das atividades da banda Legião Urbana.
Ele deixou um filho, apesar de muitos acreditarem que ele era gay, ele era na verdade, bissexual.

Esse artigo é um simples homenagem ao ilustre poeta brasileiro, Renato Manfredini Júnior.



Texto: MCMXCVI








0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial