Paralisia do sono, você conhece?

Comentarios
Você já acordou sem conseguir se mexer? Sentindo a presença de algo estranho ao seu lado ou até mesmo sobre seu peito impedindo que você se levante? Caso nunca tenha presenciado tal fenômeno, imagine a situação "pouco assustadora".
Este fenômeno é conhecido como Paralisia do sono e, por incrível que pareça, é muito comum. Quem sofre com isso há alguns anos sentem menos pânico durante tal acontecimento. Mas, e as pessoas que não têm conhecimento sobre o assunto? Geralmente essas pessoas tendem a acha que é algo sobrenatural (espíritos, entidades, demônios ou apenas alguém tentando se comunicar) e que está agindo sobre ela.
Mas, como isso acontece? Bom, quando há falta de sincronização entre o cérebro e os músculos do corpo, e a pessoa acorda durante o sono REM (fase que temos os sonhos gerando rápido movimento dos olhos). Nesse estágio do sono o cérebro libera duas substâncias chamadas: Glicina e Gaba. Essas substâncias são responsáveis por paralisar o corpo, logo, ficar consciente antes do corpo "acordar" caracteriza a aterrorizante experiência onde a pessoa não pode se mexer ou falar. O tempo médio de duração da paralisia é de alguns segundos até 5 minutos. Junto a esse fenômeno vem as alucinações. Há relatos de pessoas que conseguem se ver dormindo, sentindo presença de algo ao seu redor, sobre seu corpo, consequentemente, vem o estado de pânico.
     As pessoas que sofrem com esse acontecimento, geralmente, por ser um acontecimento natural, não precisam de tratamento. O que pode-se fazer a respeito é ter um estágio de sono saudável, dormindo cerca de 6 à 8 horas por noite mas se persistir é recomendado a procura de um médico especializado na área.
E como faço para despertar forçadamente dessa desconfortável paralisia? Há relatos de que mexer os olhos repetidamente de um lado para o outro e tentar mexer os dedos fazem você despertar, mas não é algo cientificamente comprovado, mas acho que nessas horas vale de tudo para sair desse estado.

E você, leitor, já teve experiência com a assustadora Paralisia do sono? Conte-nos sobre suas experiências.



0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial